Um pouco de nossa história e estrutura

Dona Expedita, fundadora do Larzinho

O Larzinho começou suas atividades no ano de 1995, por inspiração e dedicação de Dona Maria Expedita Ávila, pessoa altruísta que sempre praticou a caridade. Deu-se início à construção das casas e o trabalho de acolhimento de crianças iniciou logo na sequência, vinculado à Instituição de Idosos, Francisco de Assis.

 

Em fevereiro de 2009, o Larzinho ganhou autonomia jurídica como instituição privada sem fins lucrativos e registro de seu estatuto Social. Apesar do nome sugerir, a casa não é vinculada a nenhum Centro Espírita ou qualquer outra instituição e não possui mantenedor de nenhuma ordem.

 

Ao longo desses mais de 20 anos de existência, o Larzinho já foi o lar de mais de 300 crianças e adolescentes. Proporcionou o desenvolvimento físico e emocional de muitos jovens vulneráveis e, também o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e a autonomia daqueles que se desligam da casa quando atingem a maioridade.

A estrutura do Larzinho é semelhante a uma residência familiar e está sediado em um amplo terreno de 5 mil m2 com duas casas, abrigando um total de 20 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos.

 

Ambas as casas são cercadas por varandas e possuem sala de TV com sofás, painéis de fotos, biblioteca, cozinha, refeitório, lavanderia, quartos mobiliados com camas, berços, guarda roupas e banheiros.

 

Em cada casa há um quarto destinado a equipe de cuidadores e auxiliares residentes, além de salas específicas para atendimento psicossocial.

 

Na área aberta há também um parquinho de diversões e grande área gramada propiciando um ambiente saudável e harmônico para brincadeiras e estudos.

 

Proporcionamos diariamente para cada criança um cuidado capacitado e acolhedor, uma alimentação fresca e de qualidade, além do acompanhamento educacional e psicológico com aulas de reforço escolar no contra turno.

 

Momentos de lazer e convivência comunitária são parte da programação mensal e incluem passeios de vários tipos, como: cinema, parque de diversão, chácara, casa de festas, hotel fazenda entre outros.

 

Toda a estrutura e ambiente são voltados para o desenvolvimento saudável das nossas crianças e adolescentes acolhidos.

Da adolescência ao desligamento com a maioridade

Nosso maior orgulho é ter contribuído para histórias de sucesso de muitos jovens que hoje constituíram suas próprias famílias e estão inseridos no mercado de trabalho, muitos inclusive com formação acadêmica.

O trabalho específico com adolescentes busca estimular a autonomia para que se tornem sujeitos de suas próprias vidas, não estimulando a vitimização comum a esse público.

 

Buscamos facilitar a inserção dos jovens em estágios e cursos em uma cooperação entre instituição, escola e trabalho, quando estes já se encontram na idade certa para inserção no mercado.

logo_larzinho.png

© 2019 - Larzinho Chico Xavier. Desenvolvimento por Léo Barros
Revisão: Camila Roxo

Contate-nos

Tel: (61) 3386-0460

            98266-2713

Email: larzinho@larzinhochicoxavier.org.br

Endereço

SMPW Qd. 01, Conjunto 04 Lote 05/C – Park Way – Núcleo Bandeirante – Brasília-DF